Na verdade todos os mercados possuem grandes fotógrafos, porém em alguns nichos os líderes são desconhecidos. Isso acontece por que as estratégias pra lucrar variam de um mercado pra outro. 

Veja o exemplo de um grande fotógrafo que está entre nós atualmente, o Sebastião Salgado. Quanto mais fama e reputação ele tiver, mais poderá investir e cobrar pelos trabalhos que realiza, certo? Então fama é essencial pra lucratividade do negócio dele. 

Já na fotografia de escolas, nós trabalhamos pra ter influência, não fama. A fama não agrega nada ao nosso trabalho. Os papais não vão pagar pela fama em um retrato simples de recordação escolar, certo? Não tem jeito de um retrato simples custar R$ 700,00 por que foi feito por um fotógrafo famoso. 

Nós investimos muito pra criar influência, pois ela sim faz nosso negócio crescer e muitas vezes abre portas que pareciam impossíveis. 

Então, devido às diferenças de estratégia, a fotografia nas escolas não possui profissionais famosos. É algo natural de acontecer. Agora, se você for analisar os fotógrafos por faturamento ao invés de fama, provavelmente os fotógrafos grandes ficarão pequenos e surgirão muitos novos nomes na lista. 

Conheço fotógrafos de São Paulo que cresceram tanto ao ponto de abrir estúdios em vários estados e possuírem centenas de escolas como clientes. Já vi casos de fotógrafos com mais de 700 escolas. Provavelmente você nunca ouvirá falar deles, pois fama não é uma prioridade nesse tipo de negócio, pelo contrário, eles fazem de tudo pra esconder o sucesso, que no fim das contas vai atrair pra eles concorrência, criminosos e mais impostos. 

Se a divulgação desse mercado atrai concorrência você não tem medo de perder espaço? 

Eu não tenho medo da concorrência, pois sou parceira das escolas, ajudo em tudo que posso. Sei que posso contar com a lealdade das diretoras, assim como elas podem contar comigo. 

Pra você ter ideia, aconteceu de um fotógrafo concorrente entrar numa escola parceira minha e distribuir com permissão da nova coordenadora as cartas de vendas para os alunos. Ele fez isso de manhã. Uma professora estranhou e me ligou avisando. Fiquei de passar na escola pra descobrir o que estava acontecendo durante a tarde. Assim que a diretora chegou na escola não precisou nem deu ir. Ela passou em todas as salas recolhendo a carta de vendas do concorrente e me ligou pedindo desculpas pelo ocorrido. Ela mesma organizou a impressão das minhas cartas de vendas e distribuiu pros alunos. É por isso que não me preocupo com concorrência, posso contar com a lealdade das minhas amigas. 

Porém, muitos fotógrafos com negócios enormes em vários estados possuem esse medo, pois atuam ficando com 100% do lucro e não devolvem nada pra escola. Eles não são parceiros e tem tudo a perder se começarem a falar. O que vai acontecer se outros fotógrafos oferecerem seus trabalhos ajudando a escola? Eles vão perder clientes e espaço.  

6 COMENTÁRIOS

  1. Aline, eu cobrei 35 reais pelo meu kit e ofereci 5 para a escola mas mesmo assim as diretoras não pareceram gostar muito. Disseram que lá não tem fotógrafo e estão em dúvida quanto à adesão pois é uma creche pública. Não quiseram as fotos calendário e disseram que talvez no dia das mães feche. Achei estranha a resistência delas.

    • Ei Ana. Nós trabalhamos com todas as escolas: públicas, particulares, creches e escolas municipais. É importante fazer a sua apresentação de forma correta para não perder nenhuma escola. Uma coisa que sempre digo aos meus alunos é tentar sair com o sim, mesmo que seja para outras datas. Espere tudo passar e comece novamente as abordagens. Um abraço.

  2. Olá. Gostei muito do seu artigo, na verdade sou sua fã. Esse ano eu pretendo investir nas escolinhas, perder o medo sabe? Sou professora e acho que por conhecer os diretores, pais e comunidade tenho um pouco de receio… Enfim, vou me organizar e conto pra você. Obrigada pelas aulas e dicas gratuitas sou uma pequena fotógrafa com grandes sonhos 🙂

    • Ei Camila, tudo bem? Não fique com receio, afinal isso é ótimo!!!
      Já te conhecem e com certeza terão mais confiança em você, no seu trabalho.
      Eu que agradeço por acompanhar.
      Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here